Dicas e Curiosidades -

Comprando carros usados

« voltar

Quem já comprou um veículo usado sabe que essa não é uma tarefa fácil. Embora financeiramente vantajoso, deve-se prestar muita atenção na hora de escolher o automóvel (e até mesmo o vendedor) para não ter dores de cabeça no futuro. Roberto Pacheco, dono da R Pacheco Veículos, loja de carros usados em Curitiba (PR), conta que é fundamental saber da procedência do automóvel. “Antes de qualquer coisa é importante verificar se o veículo está no nome da pessoa que o está vendendo”, afirma.

“Quem deve vender o carro é a pessoa que consta no documento. O comprador não deve aceitar fazer negócios com outra pessoa, porque isso pode causar problemas de documentação e até mesmo perda do veículo no futuro”, alerta Pacheco. Outra dica do vendedor é solicitar um extrato do carro para o proprietário. “Com esse documento você verifica se as multas foram pagas, se o IPVA está em dia. Esses débitos viram responsabilidade do proprietário atual e é preciso arcar com o custo para regularizar o veículo”.
Se a documentação estiver correta, é hora de descobrir se o veículo já foi batido. “Alguns sinais entregam que aquele automóvel passou por reparos, como borracha suja de tinta e manchas na lataria”, ensina Pacheco. A dica para descobrir essas manchas é observar atentamente o veículo em diferentes iluminações. “Outra coisa é a identificação do número do chassi nos vidros e na lataria do veículo. Quando um vidro se quebra em um acidente, por exemplo, a peça de reposição não possui o chassi”.

Uma tentativa frequente de engodo é a alteração da quilometragem. Pacheco conta que mesmo os veículos que possuem velocímetros eletrônicos podem ser alterados – é como hackear um computador. Mas certos sinais podem entregar a adulteração, como o próprio volante. “O ácido úrico, presente no nosso suor, corrói a borracha do volante, por ser um local no qual o motorista mantém as mãos por muito tempo”, revela Pacheco.

Essa corrosão acontece em cintos de segurança, puxadores de porta, câmbio e também borracha dos pedais e bancos do veículo. “Vale a pena observar os pneus – se o velocímetro indica 40 mil km rodados e os pneus estão muito desgastados pode ter certeza de que houve adulteração na quilometragem, porque o desgaste não ocorre com uma quilometragem tão baixa”, explica o lojista. “Se houver uma discrepância muito grande entre os sinais que o veículo apresenta e o velocímetro, ele com certeza foi alterado”, completa.

“Se o carro apresenta um defeito ou alguma coisa quebrada, a gente consegue resolver. Mas se tem problema de origem ou documentação, fica muito mais difícil arrumar”, reforça Pacheco. Ele acredita que o ideal é comprar o veículo em lojas ou revendas autorizadas, por ter a possibilidade de uma solução mais rápida em caso de problemas.

 
 

Navegue no site

Home
Sobre a Top Master
Pedido de Cotação
Dicas e Curiosidades
Telefones Úteis
Fale Conosco

Pedido de Cotação

Seguro de Automóvel
Seguro Empresarial
Seguro Residencial
Seguro Saúde
Seguro de Vida
Seguro de Equipamento

Fale Conosco

Av. Francisco Fraga Maia, 5640, Conjunto João Paulo II - Mangabeira. Feira de Santana/BA - CEP 44056-232.

Email de contato

[email protected]

Central de Atendimento

75 99198-2573WhatsApp

Onde estamos



+ ampliar
© Top Master Seguros.
 

Lince Web - Solu??es Inteligentes. Cria??o de sites Feira de Santana Bahia, sites din?micos, com?rcio eletr?nico (e-commerce), sistema web-based, gerenciador de conte?do, portais, SEO - otimiza??o para sites de busca, publicidade, email-marketing, hospedagem de sites e toda consultoria para colocar sua empresa na internet, obtendo ?timos resultados